▲ Topo
NOTÍCIAS

Projetos de engenharia: Onde procurar pelo "AIR BAG" e "FREIOS ABS"?

07/12/2015

Quando compramos um automóvel, todos sabemos que os itens mais importantes são os que garantem a nossa segurança e a segurança da nossa família.

Muitas vezes nos influenciamos pela cor, pelo espaço interno, pela marca e pelo status que esta proporciona, mas na compra de um veículo todos queremos saber se tem air bag? Quantos tem? Se tem freios ABS? Se é com EBD? E assim por diante.

Onde está a segurança dos produtos e serviços que não são produzidos em série como os automóveis? Muitas vezes não nos damos conta, mas somos muito críticos com produtos fabricados em série, os quais depois de pequenos ajustes e milhares de exemplares testados, ainda questionamos em nome da nossa segurança, e com toda a razão.

Voltando aos produtos não-seriados, ou seja, produzidos por projeto específico para cada caso, com variáveis de toda ordem, como por exemplo:
- Ocupação a que se destina;
- Localização;
- Agressividade do ambiente;
- Durabilidade;
- Entre outros.

Os "AIR BAGS" e "FREIOS ABS" dos projetos de engenharia não produzidos em série, estão intimamente ligados a alguns fatores. Fatores estes que muitas vezes são intangíveis ao olho do comprador ou investidor, por não haver uma retaguarda ou assessoria técnica compatível com as particularidades da solução.

FATORES CRÍTICOS DE SEGURANÇA - o que exigir dos fornecedores?
*******************************************************************************
a) Fabricantes e/ou projetistas necessitam desenvolver uma cultura de engenharia e uma equipe qualificada para otimizar soluções e garantir a melhor concepção de projeto;
b) Rigoroso respeito às Normas Técnicas da ABNT, e procedimentos técnicos definidos, registrados e com rastreabilidade; É simplesmente absurdo o percentual de não-atendimento e muitas vezes até o desconhecimento, tanto por parte do fornecedor como do contratante;
c) Rigoroso controle de qualidade dos seus processos de projeto e produção;
d) Apresentação técnica das soluções, disponibilidade para receber visita ao setor de engenharia de projetos, produção e clientes;
e) O contratante, investidor ou comprador precisa investigar os itens acima pessoalmente, ou acompanhando assessoria técnica contratada, caso contrário, o único item que ele conseguirá comparar será o preço.

PREÇO DO PRODUTO OU SERVIÇO:
******************************************
f) No curto prazo, é o único número que pode ser visto nos orçamentos, na negociação e na contratação; talvez não represente a realidade quando no momento da entrega, muito menos após 05 ou 10 anos de utilização;
g) Economia de médio e de longo prazo, depende das certezas obtidas na análise dos fatores acima [itens (a) a (e)];
h) Quanto maior o patrimônio envolvido, quanto maior os valores dos recursos que passarão a depender do novo projeto, quanto maiores os riscos, maior será a necessidade de aferir os itens (a) a (e);
i) Quanto maior a tecnologia implantada no novo projeto, quanto maiores os prazos de garantia dos componentes aplicados, maior deve ser a qualificação dos responsáveis pelo projeto e execução. E, novamente, a forma segura para avaliar está nos itens (a) a (e).


CONCLUSÃO:
*****************
A SEGURANÇA, A DURABILIDADE, A GARANTIA DE RETORNO DO INVESTIMENTO certamente está implícita nos itens (a) a (e).
Ali estão os "AIR BAGS" e "FREIOS ABS, EBD" dos PRODUTOS E SERVIÇOS COM DIMENSIONAMENTO ESPECÍFICO, ou seja, projeto e execução não-seriados.

A THIEL ENGENHARIA é especializada em representação técnica e comercial para as quatro empresas de engenharia abaixo relacionadas, todas focadas em soluções com diferenciais de qualidade, durabilidade e benefícios de médio e longo prazo. Estas quatro empresas são realmente muito diferenciadas, pois praticam engenharia com objetividade, responsabilidade, buscando sempre a melhoria contínua, com foco em superar as expectativas de cada cliente.

Segue abaixo uma síntese de seus produtos e serviços:

1. BPM PRÉ-MOLDADOS:
- ESTACAS PROTENDIDAS;
- LAJE ALVEOLAR;
- ADUELAS PARA GALERIAS;
- ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS;

2. BRASECOL ENGENHARIA E FUNDAÇÕES:
- SONDAGENS SPT e ROTATIVA;
- CRAVAÇÃO DE ESTACAS E PERFIS;
- ESTACA RAIZ;
- TIRANTES PARA CONTENÇÕES E CORTINAS;
- CONCRETO PROJETADO;

3. ENGEPOLI:
- SISTEMAS DE VENTILAÇÃO NATURAL;
- SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO NATURAL COM POLICARBONATO PRISMÁTICO;
- SISTEMAS INTRALUX DE ILUMINAÇÃO NATURAL;
- SOLUÇÕES INOVADORAS, DE ALTA EFICIÊNCIA, SEM RISCOS DE INFILTRAÇÃO DE ÁGUA;

4. SOLAR ENERGY DO BRASIL:
- SISTEMAS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA;
- SISTEMAS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS, INDUSTRIAIS ou USINAS SOLARES.
- LÍDER DE MERCADO EM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA;
- LINHA DE INVERSORES SOLAR ENERGY, COM CERTIFICADO CLASSE "A" DO INMETRO;
- TECNOLOGIA DE PRIMEIRO MUNDO, COM GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA 100% NACIONAL.


MAIS NOTÍCIAS


facebook twitter
THIEL SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA
Rua Coronel Pedro Benedet, 46,
Edifício Martinho Acácio Gomes, sala 312
CEP 88801-250 - Centro | Criciúma/SC
Fone: (48) 3435-0040 / (48) 3435-0041 / (48) 9978-6165
E-mail: contato@thiel.eng.br