▲ Topo
NOTÍCIAS

Como economizar nas FUNDAÇÕES?

30/11/2017

Para economizar é fundamental começar corretamente, pois qualquer tipo de estrutura ou edificação necessita de uma boa base, necessita de fundações sólidas, que sustentarão seu peso e todas as solicitações de carregamento. Não existe solução ideal, a solução adequada para cada projeto, para cada local, depende da interação SOLO-FUNDAÇÃO; e deve-se sempre buscar o equilíbrio, ou seja, evitar os extremos, pois as fundações não podem ser subdimensionadas e colocar em risco o empreendimento; e por outro lado, também não há necessidade de exageros, é necessário buscar economia com segurança.

Em muitos casos para atingir o "tal equilíbrio" o segredo pode estar na investigação do terreno, então a qualidade da Sondagem Geológica (qualificação, credibilidade e experiência) pode contribuir decisivamente, pois é esta a primeira e melhor oportunidade para começar corretamente, buscando otimização e economia para o empreendimento.
A segunda oportunidade é na fase de análise e dimensionamento das fundações. É muito importante envolver nestas duas etapas iniciais, profissionais especializados com experiência teórica e prática, habituados a superar desafios de projetos com complexidade similar e superior.

Recentemente, quando buscamos identificar as diferenças no escopo de fornecimento entre propostas técnico-comerciais para execução de SONDAGEM GEOLÓGICA MISTA, encontramos algumas respostas surpreendentes.

Pesquisamos sobre o assunto, comparamos alternativas e resultados ao longo da nossa vida profissional, e discutimos detalhes técnicos com profissionais e especialistas da BPM PRÉ-MOLDADOS e BRASECOL ENGENHARIA E FUNDAÇÕES. Compilar as informações e redigir este resumo neste formato que denominamos "CONCLUSÕES", tornou-se um verdadeiro curso intensivo de atualização profissional.

CONCLUSÕES:
******************
1. A melhor estratégia é comparar os recursos operacionais, recursos técnicos, procedimentos e principalmente o resultado final apresentado em casos reais, em contratos de prestação de serviço análogos. Comparando os conteúdos de alguns LAUDOS DE SONDAGEM concorrentes, podemos observar a fragilidade das informações, e em alguns casos, a ausência total de informações importantes exigidas pelas Normas Técnicas e necessárias para qualificar o subsolo.
2. No caso de SONDAGEM MISTA ROTATIVA, para que as propostas fossem comparáveis estaria faltando para alguns concorrentes, além da credibilidade atestada em depoimentos de clientes de exigência elevada(*), o seguinte conteúdo (em parte ou na íntegra):
a) Análise e classificação do solo/rocha por geólogo experiente, com profundo conhecimento teórico e prático, evidenciando registros sobre as características do material para cada camada, incluindo as informações técnicas especificadas pelas Normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Quanto maior a qualidade e conteúdo destas informações, mais segurança haverá nas etapas seguintes, minimizando riscos e eliminando dúvidas na elaboração do projeto das fundações.
b) Registrar no relatório de cada furo de sondagem, para cada etapa de avanço do equipamento:
b.1) % de recuperação, ou seja, a somatória dos comprimentos totais de testemunhos de rocha sã ou rocha alterada dura dividido pelo comprimento total do trecho, expresso em porcentagem.
b.2) % RQD "Rock quality designation", definido como a somatória dos comprimentos de testemunhos de rocha sã ou rocha alterada dura, maiores que 10 cm, dividido pelo comprimento total do trecho, expresso em porcentagem.
b.3) Grau de Alteração, parâmetro que destina-se a avalar a alteração mineralógica e o decréscimo de resistência mecânica, em comparação com o espécime são.
b.4) Grau de faturamento, parâmetro que indica o número de descontinuidade por trecho.
b.5) Fotos das amostras.
c) Sondagem SPT associada à Rotativa, resultando na Sondagem Geológica Mista, enriquecendo a análise das camadas superiores, possibilitando mais segurança e otimização das soluções.
d) Registrar no relatório de cada furo de sondagem, a cota de nível do terreno com relação a uma RN - referência de nível disponibilizada pelo contratante.
e) Registrar no relatório de cada furo de sondagem, informações sobre o nível do lençol freático, conforme previsto em Norma.

3. Este conjunto de informações é necessário para que o(s) especialista(s) em projeto de fundações, tenha(m) condições de avaliar com segurança, a capacidade de carga do solo/rocha em cada camada ao longo do perfil de sondagem, possibilitando a otimização do projeto das fundações podendo resultar em economia com segurança na etapa de execução.
4. A sondagem geológica é uma investigação do subsolo por amostragem, conforme procedimentos padronizados definidos na NBR 6122 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para conhecer as características das camadas em cada ponto testado, as quais poderão ter resultados pouco ou muito variáveis ao longo do terreno. Há que se estabelecer a quantidade adequada de pontos de sondagem que torne a este procedimento uma amostragem representativa do subsolo no local da obra.
5. Especialmente no caso de formação de solo com baixa capacidade de carga e pequena profundidade até o impenetrável, quando há intenção de avaliar a viabilidade de execução das fundações apoiadas nas faixas superiores ou na superfície da camada impenetrável, sem o detalhado estudo destes fatores, não há como atribuir valores para a capacidade de carga necessários para dimensionar as fundações. No caso de fundações profundas, estas informações possibilitam avaliar as parcelas de reação por atrito lateral e reação na ponta.
6. Este cenário de insuficiência de informações comprova que muitas vezes, a falta de aprofundamento técnico no assunto por parte do contratante, sobre o conteúdo a exigir (escopo do Laudo de Sondagem), pode levar à minimização de exigências e à tendência natural de contratação destes serviços de investigação técnica apenas pelo menor preço sem questionar o conteúdo fornecido.
7. Temos então um abismo conceitual e uma enorme disparidade do conteúdo dos resultados, entre a engenharia baseada em conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, cumprindo na íntegra as Normas Técnicas, com rígidos parâmetros de controle; e, um segundo grupo no qual a prática da construção civil é baseada em generalizações, improvisações, repetições e simplificações duvidosas, sem respeitar os procedimentos definidos em Normas Técnicas. Este segundo grupo não entende que a Sondagem Geológica de alta performance é a única que permite minimizar os riscos de problemas com recalques diferenciais, e ao mesmo tempo, é a única forma segura para otimizar projetos e reduzir despesas na execução das fundações. Não é uma boa estratégia reduzir despesas aumentando riscos.
8. Em muitos casos não é realizada a investigação por Sondagem Mista Rotativa em projetos de médio e grande porte, cujas fundações apresentam reações de apoio de intensidades expressivas em subsolos com formação duvidosa. Baseia-se apenas na Sondagem a Percussão (SPT), acreditando estar reduzindo os custos da obra. No entanto, em muitas situações podem ocorrer graves equívocos na definição e dimensionamento da solução para a fundação, podendo ocasionar prejuízo, como por exemplo:
a) Superdimensionamento das fundações gerando despesas adicionais, quando o projetista das fundações aplicar coeficientes de majoração devido à insuficiência ou dúvidas quanto à qualidade ou integridade das informações contidas no relatório de sondagem;
b) Subdimensionamento das fundações por não haver informações sobre as características e capacidade de carga nas camadas abaixo do nível impenetrável da Sondagem SPT. Esta situação pode colocar em risco a estabilidade da estrutura devido a recalques diferenciais nas fundações, podendo ocasionar despesas expressivas, e às vezes gigantescas com novos estudos, novas sondagens, projetos e reforços das fundações em regime de urgência.

NOTA 01: Esta estratégia de análise, comparando conteúdos e credibilidade, é válida para qualquer produto ou serviço, especialmente no caso de soluções de engenharia que dependem de dimensionamento e detalhamento específico para cada elemento, de acordo com suas funcionalidade e ambiente específicos.

NOTA 02: Recomenda-se conhecer as instalações do fornecedor, seus recursos de projeto e de produção; e, paralelamente pesquisar e obter depoimentos de clientes, em especial clientes com elevado grau (*) de exigência técnica.

NOTA 03: Veja neste site, "Economia vs. Segurança", postado em 10/11/2017.

(*) exigência elevada: Exigência por parte da equipe técnica do contratante (equipe própria ou contratada para um projeto específico), com relação à qualificação observada em procedimentos e ao conteúdo de propostas técnicas, relatórios e demais serviços técnicos de engenharia, cumprindo plenamente o que determinam as Normas Técnicas da ABNT; e, desta forma apresentando todas as informações necessárias para viabilizar a definição, dimensionamento e especificações; seja para projetos de fundações ou para quaisquer projetos incluindo produtos e serviços de engenharia, com SEGURANÇA e ECONOMIA.


MAIS NOTÍCIAS


facebook twitter
THIEL SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA
Rua Coronel Pedro Benedet, 46,
Edifício Martinho Acácio Gomes, sala 312
CEP 88801-250 - Centro | Criciúma/SC
Fone: (48) 3435-0040 / (48) 3435-0041 / (48) 9978-6165
E-mail: contato@thiel.eng.br