▲ Topo
NOTÍCIAS

A importância da sondagem geológica

04/11/2014

A utilização correta dos procedimentos de sondagem geológica propicia segurança e economia ao projeto de fundações e por conseqüência, assegura condições para otimização e economia da obra. Por outro lado, informações insuficientes ou incorretas sobre as características do subsolo interferem negativamente no dimensionamento, grau de segurança e economia.

A sondagem à percussão é também chamada de "Simples Reconhecimento" ou, ainda, de "Sondagem SPT". O nome vem da abreviação dos termos ingleses "Standard Penetration Test", ou seja, "Teste de Penetração Padrão". Esse processo é muito usado para conhecer o subsolo, fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação e seu dimensionamento.

A sondagem geológica rotativa se faz necessário sempre que existe interação com material rochoso, inatingível pela sondagem à percussão SPT. Com emprego de procedimentos normalizados, são coletadas amostras ao longo da perfuração, visando identificar as características da rocha, com sua constituição, resistência, grau de fraturação, entre outros.

Após os trabalhos de campo, dentro da metodologia correta e rastreabilidade, as amostras são analisadas em laboratório por técnicos e geólogo especializados, garantindo a precisão e confiabilidade das informações que estarão contidas no laudo de sondagem.

VEJA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS: >>>>>>> " . . . CLICANDO AQUI"


MAIS NOTÍCIAS


facebook twitter
THIEL SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA
Rua Coronel Pedro Benedet, 46,
Edifício Martinho Acácio Gomes, sala 312
CEP 88801-250 - Centro | Criciúma/SC
Fone: (48) 3435-0040 / (48) 3435-0041 / (48) 9978-6165
E-mail: contato@thiel.eng.br