▲ Topo
NOTÍCIAS

Conhecimento, ética e aplicação correta das Normas Técnicas da ABNT

20/11/2014

Todo empreendedor focado no retorno dos recursos investidos, precisa avaliar, além das questões financeiras imediatas e da quantidade, dimensões e qualidade aparente, outros fatores mais complexos, não visíveis numa análise superficial, exigindo alguma atenção e aprofundamento técnico.
Caso contrário, ao longo da execução da obra ou nos primeiros anos de utilização do empreendimento, o proprietário poderá ser surpreendido por demandas que poderiam até ser qualificadas como "imprevistos". Na realidade, poderiam ser considerados imprevistos, se estas situações não fossem claramente definidas e tratadas em normas técnicas específicas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas, cujo cumprimento é obrigatório pelos fabricantes de estruturas.

Existem algumas perguntas comuns que vêm à mente de todo empreendedor, seja ele bem estruturado, que dispõe em sua organização uma equipe técnica qualificada e experiente; ou no outro extremo, um investidor de pequeno porte, totalmente leigo em conceitos técnicos de engenharia:

COMO ESCOLHER SEU FORNECEDOR?
COMO COMPARAR SOLUÇÕES?
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PREÇO?

DICAS IMPORTANTES:

DICA 01.
Sempre que possível, envolver a alta direção da empresa e/ou diretoria técnica, em conjunto com um ou mais profissionais técnicos qualificados de sua confiança. Desta forma a análise e decisão tende a avaliar resultados e garantias a médio e longo prazo;
DICA 02.
Visitar obras executadas pelas empresas proponentes, seus escritórios de engenharia e suas fábricas, para conhecer seus conceitos, valores, procedimentos e controles tecnológicos;
DICA 03.
Exigir dos concorrentes (empresas proponentes), o cumprimento das Normas Técnicas da ABNT quanto ao projeto e execução, com atenção especial para as normas que tratam das FUNDAÇÕES, EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS (de CONCRETO e/ou de AÇO) e ESFORÇOS DEVIDO À AÇÃO DO VENTO.
Quem valoriza este cumprimento está decidindo qual será o perfil do seu empreendimento e, ao mesmo tempo, eliminando possibilidades de danos provocados por "causas previsíveis", que poderiam de alguma forma não entrar na análise, seja por desconhecimento ou outros fatores.

ASPECTOS FINANCEIROS E ECONÔMICOS:

A aplicação correta das Normas Técnicas da ABNT, além dos benefícios diretos de aumento da DURABILIDADE e SEGURANÇA DO PATRIMÔNIO E DAS PESSOAS, existem também aspectos financeiros e econômicos que poderão ser diretamente influenciados por eventual insuficiência estrutural, tais como:
- Custos de manutenção, eventuais revisões de projeto e/ou reforços estruturais;
- Negativa por parte das companhias de seguro em garantir cobertura no caso de sinistros para estruturas, cujos fornecedores não demonstrem o cumprimento das Normas Técnicas da ABNT.

É muito importante conhecer os valores e princípios que a norteiam as soluções de uma empresa de engenharia.

Além do preço, quais são os diferenciais que buscamos? Quais os diferenciais que valorizam o empreendimento, a curto, médio e a longo prazo?

NO LINK ABAIXO DESTACAMOS ALGUNS DIFERENCIAIS DA BPM PRÉ-MOLDADOS:

Link: DIFERENCIAIS BPM * * * * * CLIQUE AQUI !
#######################################


MAIS NOTÍCIAS


facebook twitter
THIEL SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA
Rua Coronel Pedro Benedet, 46,
Edifício Martinho Acácio Gomes, sala 312
CEP 88801-250 - Centro | Criciúma/SC
Fone: (48) 3435-0040 / (48) 3435-0041 / (48) 9978-6165
E-mail: contato@thiel.eng.br