▲ Topo
NOTÍCIAS

Análise de CUSTO-BENEFÍCIO

06/03/2015

Muitos fatores contribuem para definir as estratégias e os objetivos de cada empreendedor e/ou investidor em particular, quando chega o momento de optar entre ALTERNATIVAS CONCORRENTES e SOLUÇÕES CONCORRENTES. Dentre estes fatores que se associam em combinações distintas e únicas, podemos citar:

- CRITÉRIOS;
- CONCEPÇÕES;
- GRAU DE SEGURANÇA (atendimento às Normas Técnicas vigentes);
- DURABILIDADE (em ambientes normais ou frente a agentes agressivos);
- BENEFÍCIOS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS;
- SUSTENTABILIDADE
- entre outros.

Quanto à definição de ESTRATÉGIAS e definição de METAS e BENEFÍCIOS, a análise CUSTO-BENEFÍCIOS pode ser diferenciada pela perspectiva de quem analisa, em função das suas necessidades, da sua cultura, da sua capacidade de avaliação técnica e seus objetivos, entre outros fatores.

Ou seja, o empreendedor e/ou investidor precisa definir claramente as suas reais necessidades, pois os resultados obtidos a médio e longo prazo, estarão diretamente associados à sua visão inicial:

a) VISÃO IMEDIATISTA OU DE CURTO PRAZO:
********************************************************

SIGNIFICADO:
Análise comparativa de soluções e/ou alternativas concorrentes, utilizando como principal critério o PREÇO DE CURTO PRAZO (no momento da compra), não investigando muito a fundo as qualificações do fornecedor, seus recursos de projeto e produção, seus clientes, nem quanto ao cumprimento das Normas Técnicas vigentes.

QUANDO OCORRE:
Falta de investigação técnica das soluções e alternativas apresentadas; falta de fonte de recursos (próprios ou financiamentos) que possibilitem focar em qualidade e durabilidade, entre outros.

CONSEQÜÊNCIAS:
Dentro do período contratual ou posteriormente, podem ocorrer deficiências técnicas de qualificação dos recursos aplicados, ou deficiências técnicas por não-atendimento de Normas Técnicas, gerando prejuízos financeiros entre outros, pela necessidade de contratar melhorias, recuperações e/ou substituições em curto e médio prazo; inclusive podendo provocar a negativa de cobertura de seguros em caso de sinistros, por exemplo.

b) VISÃO DE MÉDIO PRAZO;
***********************************

SIGNIFICADO:
Análise comparativa de soluções e/ou alternativas concorrentes, avaliando com pesos equivalentes o PREÇO DE MÉDIO PRAZO (no momento da compra, mas também considerando fatores como segurança e durabilidade), a QUALIFICAÇÃO DO FORNECEDOR (projeto e produção) e RESULTADOS EFETIVOS aferidos juntos a outros clientes. Neste nível há exigência quanto ao rigoroso cumprimento das Normas Técnicas vigentes.

QUANDO OCORRE:
Estratégia de análise inclui investigação técnica das soluções e alternativas apresentadas, visita às suas instalações de projeto e produção; além de visita aos principais clientes dos concorrentes.

CONSEQÜÊNCIAS:
Garantia de qualidade inicial e durabilidade de médio prazo, dentro das especificações e tolerâncias das Normas Técnicas. Sensível minimização dos riscos.

c) VISÃO DE LONGO PRAZO:
*************************************

SIGNIFICADO:
Alternativas e soluções são definidas considerando sempre em plano principal a QUALIFICAÇÃO DO FORNECEDOR (projeto e produção) e RESULTADOS EFETIVOS aferidos junto a outros clientes, ou seja, SEGURANÇA E DURABILIDADE em primeiro lugar; e, ECONOMIA DE LONGO PRAZO. Neste nível, além da exigência quanto ao rigoroso cumprimento das Normas Técnicas vigentes, há com muita clareza, foco em SUSTENTABILIDADE.

QUANDO OCORRE:
Quando se investiga detalhes da evolução técnica e dos resultados efetivos, em projetos de igual ou maior complexidade ao objeto da análise. É importante constatar o grau de satisfação dos contratantes destes projetos de referência.

CONSEQÜÊNCIAS:
Garantia de qualidade inicial e durabilidade de longo prazo, superando especificações e tolerâncias das Normas Técnicas, com soluções de elevada tecnologia com foco em sustentabilidade.


MAIS NOTÍCIAS


facebook twitter
THIEL SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA
Rua Coronel Pedro Benedet, 46,
Edifício Martinho Acácio Gomes, sala 312
CEP 88801-250 - Centro | Criciúma/SC
Fone: (48) 3435-0040 / (48) 3435-0041 / (48) 9978-6165
E-mail: contato@thiel.eng.br